Avenida das Américas 2480 sala 328 bloco 2 - Barra da Tijuca
(021) 99789-0385

Lipoaspiração

LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração consiste na retirada de gordura mediante a utilização de cânulas finas conectadas a um aparelho de sucção. Esta cirurgia está indicada para o tratamento de gorduras localizadas em qualquer região do corpo, como abdômen, dorso, flancos, culotes, parte interna das coxas, joelhos, braços, pescoço, entre outras. É compreensível que o paciente imagine a lipoaspiração como tratamento da obesidade ou para perda de peso, porém o objetivo aqui é aprimorar o contorno corporal, e não apenas reduzir alguns quilos na balança.  Geralmente realizada sob anestesia geral, em casos menores a anestesia local pode ser utilizada, desde que sempre realizada em centro cirúrgico e com acompanhamento do anestesista.

A cirurgia conhecida por lipoescultura constitui na lipoaspiração associada com a lipoenxertia, ou seja, a gordura retirada é processada e reutilizada como enxerto para o preenchimento de depressões (como, por exemplo, a porção lateral das pernas) ou até para aumento dos glúteos, onde a gordura é injetada dentro da camada muscular, constituindo uma ótima opção para o aprimoramento desta região.

Em todas as lipoaspirações, uma solução anestésica com adrenalina e soro fisiológico é injetada na região a ser aspirada, facilitando a retirada das células de gordura e diminuindo o sangramento provocado pelo procedimento. Para denominar esta técnica, utilizamos a expressão técnica “lipoaspiração tumesceste”, popularizada pelo nome de “hidro-lipo”.

 

Lipoaspiração X Mídia: O que está acontecendo de errado?

 

Infelizmente, a mídia tem divulgado com uma freqüência cada vez maior, casos de complicações ou até óbitos envolvendo a cirurgia de lipoaspiração. O que está acontecendo de errado?

Na verdade, muitas coisas. Estudos estatísticos mostram que menos de 1% dos casos de óbitos em lipoaspiração ocorrem com pacientes de cirurgiões plásticos credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em outras palavras, a imensa maioria dos óbitos decorre de procedimentos realizados por médicos de outras especialidades – ou até sem especialização nenhuma, como com os chamados profissionais de “medicina estética, “cirurgia plástica estética”, e outras denominações igualmente não reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. A lipoaspiração tem sido realizada

abusivamente por estes profissionais – os quais não são cirurgiões plásticos filiados a SBCP – que, por difundirem a idéia de se tratar de um procedimento de fácil execução, acabam negligenciando os seus riscos e colocando a vida dos pacientes em perigo.  Tornou-se comum encontrar pacientes que operam com “especialistas em lipo” que sequer passaram pela residência de cirurgia plástica e que realizam cirurgias em consultórios, salas de edifícios comerciais ou outros lugares ainda menos apropriados. Para tentar diferenciar o procedimento e até difundir a idéia de que trata-se de um procedimento sem risco, adotam diversos nomes de fantasia que terminam por seduzir o paciente, que acredita que será submetido a um procedimento mais simples  e seguro que a lipoaspiração: Lipo-light, Mini-lipo, Weekend-lipo, todos estes nomes correspondem à mesma cirurgia de lipoaspiração. Onde está a diferença? Na sua segurança.

ÚNICA justificativa para se realizar esta cirurgia em qualquer lugar FORA DE UM HOSPITAL é o CUSTO. É evidente que realizar uma cirurgia em consultório, sala de procedimentos, ou qualquer outro lugar fora do hospital deixa o custo total muito mais baixo do que em um hospital de qualidade, com um bom centro cirúrgico e um centro de terapia intensiva. O custo hospitalar torna o procedimento mais caro, porém esta diferença refere-se SOMENTE à sua segurança. Qualquer que seja o problema que o paciente apresente, seja uma simples reação alérgica ao anestésico ou uma queda de pressão, pode ser tranqüilamente corrigido quando o paciente está em um hospital, monitorado pelo anestesista e com a segurança de um CTI à disposição. No entanto, caso ocorra uma reação destas em um consultório ou outro local fora de um hospital, qualquer intercorrência destas poderá ter um desfecho totalmente inesperado.

 

O que você deve saber antes de submeter-se a uma lipoaspiração?

 

1- Conheça a cirurgia: Qualquer procedimento que consista em retirar gordura com uma cânula chama-se lipoaspiração. Mini-lipo, Lipo-light, Hidro-lipo, e outros nomes de fantasia também referem-se à cirurgia de lipoaspiração, com todos os riscos que pode envolver este procedimento.

2- Conheça os riscos: Todas as cirurgias possuem um certo grau de risco. A segurança advém de saber reconhecer estes riscos e tomar medidas para evitá-los. Assim, confie se o seu médico opte por operá-la em um hospital bem equipado, mesmo que isto envolva um custo maior. A única preocupação dele é pela sua segurança, e estas medidas são necessárias para minimizar os riscos e tornar o procedimento seguro. Por outro lado, desconfie de o seu médico negligencia estes riscos. Dizer que a lipoaspiração pode ser feita em consultório ou fora do hospital significa que ele não conhece os riscos ou que não se importa com sua segurança.

3-Conheça o seu médico: Não basta ter uma indicação de outra pessoa que já operou. CERTIFIQUE-SE que o seu médico é filiado à SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA. Acesse www.cirurgiaplastica.org.br e procure o registro do seu cirurgião. Todos os cirurgiões plásticos credenciados e filiados à SBCP deverão constar no site da Sociedade. Se o nome dele não constar na pagina da SBCP, ele não é cirurgião plástico. As estatísticas apontam que a imensa maioria dos casos de complicação em lipoaspiração envolve médicos não – especialistas (ou seja, que não são filiados à SBCP)

4-Conheça o seu Hospital: Não realize procedimentos cirúrgicos fora de um hospital. Certifique-se que o hospital possui um Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Por mais simples que seja a cirurgia, ela deve ser feita sempre em ambiente hospitalar. Lipoaspiração com anestesia local em consultório NÃO é um procedimento seguro e NÃO É recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

5- Planeje-se: Não realize uma cirurgia de lipoaspiração se não for dispor de tempo ou condições financeiras para realizá-la com segurança ou mesmo para recuperar-se com tranqüilidade. É preferível aguardar um pouco para realizar o seu sonho do que fazê-lo a qualquer custo

CONHEÇA O DR. LUCIANO LOSS

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Dr. Luciano Loss especializou-se em Cirurgia Plástica sob os cuidados do Dr. Ronaldo Pontes, um dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo, com quem teve a oportunidade de atuar nos mais diversos tipos de cirurgias e adquirir as técnicas que hoje aplica, com habilidade e dedicação, nos seus próprios pacientes. Após a experiência obtida com o Dr. Pontes no Brasil, o Dr. Luciano Loss foi até a University of Texas – Southwestern Medical Center, em Dallas, Estados Unidos, onde, sob a  orientação  dos  cirurgiões … [Leia mais…]

Agende Sua Consulta

    Nome

    Email

    Telefone

    Mensagem

    CONSULTÓRIO 1 – LEBLON

    Av. Afrânio de Melo Franco, 141, sala 502
    Melo Franco Medical Center – Leblon- RJ
    (Em frente ao Shopping Leblon)
    Telefone: (21) 2705-2368

     

    CONSULTÓRIO 2 – ICARAÍ

    Rua Coronel Moreira César, 229, sala 1510 Shopping Icaraí – Niterói – RJ
    Telefone: (21) 2705-2368

    Sociedades Médicas

    Clique nos links das Sociedades para visualizar o perfil do Dr. Luciano Loss

              
                 

                     

    Pin It on Pinterest