Av. Afrânio de Melo Franco 141 sala 502 - Leblon - RJ
(021) 2705-2368
(021) 99789-0385

RINOPLASTIA FUNCIONAL (DESVIO DE SEPTO)

Diagram of nasal passages overlaid on a human head.
Desenho esquemático mostrando a cavidade nasal e as estruturas que compõem o trato respiratório superior.

                    A Rinoplastia Funcional é aquela com foco no aprimoramento da função respiratória. Na verdade, toda rinoplastia, estética ou não, deve ter sua atenção primordial na parte respiratória.

                    Geralmente a função respiratória nasal, quando comprometida, é decorrente de dois tipos de problemas: Os Anatômicos e os Inflamatórios (Alergias).

                    Os anatômicos são aqueles fatores que causem uma obstrução física à passagem de ar. As mais comuns são os desvios de septo, hipertrofia de cornetos, esporão ou desvios ósseo ou distúrbio de válvulas respiratórias. Nestes casos, somente a cirurgia é capaz de aprimorar a função, uma vez que propicia a desobstrução da passagem de ar.

                    Os fatores Inflamatórios, ou alérgicos, são provocados pela hiperreatividade da mucosa que reveste o nariz internamente. O paciente, quando exposto ao alérgeno, apresenta um crescimento (edema) desta mucosa, causando uma obstrução reacional, ou seja, por reação da mucosa ao agente alergêncio. Neste caso, não há obstrução fixa como acontece com os  fatores anatômicos, mas uma obstrução recorrente. O tratamento, neste caso, envolve vacinas, anti-alérgicos e controle ambiental.

                    Entretanto, na maioria dos casos, o componente é misto: Existe uma obstrução física (mecânica) e alérgica concomitante. Nestes casos, o fato de desobstruir a passagem cirurgicamente já garante uma melhor passagem de ar mesmo durante as crises alérgicas, representando uma melhora da função respiratória permanente e significativa. Um resultado ideal, no entanto,  deve ser obtido com  a abordagem concomitante aos dois problemas.

                    -Septo Nasal

                    -Cornetos inferior / médio (turbinoplastia)

                    -Vômer (desvios / Formações ósseas)

                    -Válvulas nasais

                    -Lâmina perpendicular (septo ósseo)

                    

CONHEÇA O DR. LUCIANO LOSS

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Dr. Luciano Loss especializou-se em Cirurgia Plástica sob os cuidados do Dr. Ronaldo Pontes, um dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo, com quem teve a oportunidade de atuar nos mais diversos tipos de cirurgias e adquirir as técnicas que hoje aplica, com habilidade e dedicação, nos seus próprios pacientes. Após a experiência obtida com o Dr. Pontes no Brasil, o Dr. Luciano Loss foi até a University of Texas – Southwestern Medical Center, em Dallas, Estados Unidos, onde, sob a  orientação  dos  cirurgiões … [Leia mais…]

Agende Sua Consulta

Nome

Email

Telefone

Mensagem

CONSULTÓRIO 1 – LEBLON

Av. Afrânio de Melo Franco, 141, sala 502
Melo Franco Medical Center – Leblon- RJ
(Em frente ao Shopping Leblon)
Telefone: (21) 2705-2368

 

CONSULTÓRIO 2 – ICARAÍ

Rua Coronel Moreira César, 229, sala 1510 Shopping Icaraí – Niterói – RJ
Telefone: (21) 2705-2368

Sociedades Médicas

Clique nos links das Sociedades para visualizar o perfil do Dr. Luciano Loss

          
             

                 
X

Pin It on Pinterest

X