Av. Afrânio de Melo Franco 141 sala 502 - Leblon - RJ
(021) 2705-2368
(021) 99789-0385

RINOPLASTIA ÉTNICA

rinoplastia etnica
As características do nariz variam de acordo com a etnia do paciente, e estas diferenças devem ser levadas em consideração durante o planejamento da cirurgia. O tipo de pele, a força da cartilagem e principalmente os traços de individualidade de cada etnia precisam ser estudados e respeitados para obtenção de um resultado harmônico e natural.

                    A Rinoplastia étnica é um termo que agrupa o tipo de rinoplastia de acordo com as características étnicas de cada paciente. Casa grupo étnico possui suas individualidades quanto ao formato, força e resistência das cartilagens, tipo de pele, cicatriz, e neste sentido devem ter a abordagem cirúrgica totalmente individualizada para que o tratamento ideal seja adequado a cada caso.   

 

             caucasiano

 – Caucasiano: Caracterizam-se por apresentar cartilagens mais fortes e redundantes que podem ocasionar uma ponta larga. Dorso geralmente elevado (Giba/Hump) e septo longo, causando uma ponta baixa. O tratamento geralmente envolve a redução do dorso, encurtamento do septo e o refinamento da ponta.

negoide

 – Negro (Negróide): Caracterizam-se pelo dorso baixo, asas nasais largas e cartilagens muito finas. A protusão da maxila junto a pouco sustentação da ponta geram um ângulo caso-labial muito fechado. Nestes casos, a abordagem geralmente envolve aumento do dorso, aumento de projeção, sustentação e definição da ponta e redução das cartilagens alares e asas nasais. A cartilagem septal curta oferece pouca possibilidade de enxerto, sendo necessário cartilagem da concha auricular ou costal na maioria dos casos. Cuidado maior com a cicatrização.

asiatico

– Oriental: Caracterizam-se pelo dorso baixo, ponta sem projeção e cartilagem fina, mas diferem do negróide pelas asas menores e pele mais fina. A abordagem é semelhante ao negróide, com aumento do dorso, projeção e refinamento da ponta, mas sem ressecção das asas. Na Ásia é comum o uso de implantes aloplásticos (não biológicos) para aumento do dorso, o que consideramos inadequado. Em nossa prática preferimos o uso de enxertos de cartilagem de costela para obter este resultado.

arabe

 – Oriente Médio (Árabe, Turco, Libanês): Caracteriza-se pela pele espessa, dorso alto e ponta baixa. Possui uma característica marcante provocada pela orientação caudal das cartilagens laterais interiores, com um ramo lateral longo e pouca projeção do ramo medial. Sua abordagem envolve a redistribuição dos ramos laterais e mediais, com reposicionamento da cartilagem lateral da ponta e rotação do ângulo caso-labial.

                    – Brasil: Uma mistura dos 4 grupos anteriores, no Brasil temos narizes com todas as características anteriores no mesmo paciente, independente do grupo étnico a que pertença. São pacientes de pele fina ou espessa, com cartilagem grossa ou fina e dorso alto ou baixo. É necessário identificar criteriosamente as características de cada caso para adequar a abordagem à necessidade específica daquele paciente.

CONHEÇA O DR. LUCIANO LOSS

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Dr. Luciano Loss especializou-se em Cirurgia Plástica sob os cuidados do Dr. Ronaldo Pontes, um dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo, com quem teve a oportunidade de atuar nos mais diversos tipos de cirurgias e adquirir as técnicas que hoje aplica, com habilidade e dedicação, nos seus próprios pacientes. Após a experiência obtida com o Dr. Pontes no Brasil, o Dr. Luciano Loss foi até a University of Texas – Southwestern Medical Center, em Dallas, Estados Unidos, onde, sob a  orientação  dos  cirurgiões … [Leia mais…]

Agende Sua Consulta

Nome

Email

Telefone

Mensagem

CONSULTÓRIO 1 – LEBLON

Av. Afrânio de Melo Franco, 141, sala 502
Melo Franco Medical Center – Leblon- RJ
(Em frente ao Shopping Leblon)
Telefone: (21) 2705-2368

 

CONSULTÓRIO 2 – ICARAÍ

Rua Coronel Moreira César, 229, sala 1510 Shopping Icaraí – Niterói – RJ
Telefone: (21) 2705-2368

Sociedades Médicas

Clique nos links das Sociedades para visualizar o perfil do Dr. Luciano Loss

          
             

                 
X

Pin It on Pinterest

X