Av. Afrânio de Melo Franco 141 sala 502 - Leblon - RJ
(021) 2705-2368
(021) 99789-0385

ORIENTAÇÕES GERAIS

EDEMA

É esperado que o inchaço aumente nas primeiras 48h, e geralmente atinja seu pico em 72h. A seguir, o inchaço vai diminuindo lentamente ao longo das próximas semanas. É mais intenso pela manhã, devido a posição deitada durante o sono, podendo ser mais evidente de um lado ou do outro na face. O uso de compressas geladas nos olhos ajuda na diminuição do edema. Mantenha uma gaze embebida com soro fisiológico gelado sobre os olhos. Jamais aplique gelo ou calor diretamente sobre a face, pois a sensibilidade nesta região está diminuída, podendo acarretar queimaduras de difícil tratamento.

É normal que a ponta nasal permaneça dormente e endurecida nos primeiros meses, assim como uma sensação de dormência no lábio superior. Estas alterações são decorrentes da cirurgia e tendem a desaparecer gradualmente

Grande parte do edema diminui ao longo das primeiras 3-4 semanas após a cirurgia. Porém uma porcentagem de 20 a 30% tende a se manter e vai desaparecendo ao longo do primeiro ano.

OBSTRUÇÃO NASAL

O uso do Splint Nasal permite que o paciente respire confortavelmente já nos primeiros momentos de pós-operatório. No entanto, pode ocorrer que obstrução do splint pela secreção nasal possa dificultar a respiração pelo nariz – Neste caso,  mantenha o uso do Nasoclean e alterne com gotas de água oxigenada enquanto a obstrução persistir. Caso ainda persista, após a retirada do splint a respiração voltará ao padrão normal.

SANGRAMENTO

Pequenos sangramentos são comuns e esperados após a cirurgia, principalmente nos primeiros 3 dias de pós-operatório. Não representam nenhum risco e basta que se troque a gaze colocada embaixo do nariz, quantas vezes for necessário.

Movimentos indevidos ou exagerados da boca e pescoço, espirros seriados, assim como aumento repentino de pressão arterial ou esforço físico demasiado pode gerar um sangramento maior.  Neste caso, apenas prossiga com as orientações passadas. No caso do sangramento ainda persistir em grande quantidade, entre em contato com o Dr. Luciano Loss ou alguém de sua equipe para maiores orientações.

ANALISE DOS RESULTADOS

Embora o edema diminua bastante após as primeiras semanas de pós operatório, o inchaço no nariz e na face ainda é bastante evidente nos primeiros meses, distorcendo as estruturas anatômicas, aparentando assimetrias e  trazendo uma aparência muito diferente do resultado definitivo.

Assim, para diminuir a ansiedade, evite analisar os resultados antes de no mínimo 6 meses de pós-operatório nos pacientes de pele fina, e 12 meses  naqueles de pele mais grossa. Neste período, o edema ainda é muito presente e aparência do nariz tende a melhorar com o tempo.

Do mesmo modo, não permita que parentes, amigos ou pessoas próximas opinem sobre os resultados da sua cirurgia antes deste período. O nariz ainda está bem diferente do resultado final, podendo apresentar irregularidades e assimetrias que na maioria dos casos são temporárias e decorrentes do edema. No entanto, como neste período é esperado que alguns pacientes ainda sintam-se inseguros quanto aos resultados, qualquer comentário a respeito da cirurgia poderá influenciá-lo negativamente e comprometer sua aceitação de modo definitivo, podendo ocasionar sérios transtornos psicológicos e atrapalhando em muito o adequado acompanhamento pós-operatório.

Tenha paciência, siga corretamente as recomendações do seu cirurgião e aguarde o período mínimo de  8 a 12 meses para avaliar corretamente o resultado definitivo da sua cirurgia.

ASSIMETRIAS

O corpo humano é naturalmente assimétrico. Todos nós possuímos uma metade do corpo bastante diferente da outra metade, e com o nariz não é diferente. O nariz é formado por dois conjuntos de cartilagens, muitas vezes de características diferentes, que se unem formando uma estrutura única. Como nos habituamos com a nossa aparência desde o nascimento, dificilmente percebemos estas assimetrias no dia a dia. Após a cirurgia, no entanto, é comum a paciente comparar e  procurar diferenças e assimetrias na região operada.

A rinoplastia estruturada é a abordagem que melhor corrige e previne o aparecimento destas assimetrias. Porém, é necessário compreender que mesmo seguindo um planejamento técnico rigoroso, o qual geralmente proporciona os resultados altamente satisfatórios a que estamos habituados, não é possível garantir uma perfeita simetria entre os lados, principalmente nos casos onde já exista uma evidente assimetria prévia, embora esta condição geralmente não prejudique o resultado final.

Na grande maioria dos casos, as assimetria vistas no pós-operatório recente são decorrentes do edema nasal e tendem a desaparecer espontaneamente ao longo das semanas. No entanto, nos raros casos em que após o período completo de recuperação ainda permaneça alguma diferença que prejudique a harmonia do resultado final e justifique alguma intervenção, geralmente um pequeno procedimento adicional é o suficiente para a sua correção.

CONHEÇA O DR. LUCIANO LOSS

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Dr. Luciano Loss especializou-se em Cirurgia Plástica sob os cuidados do Dr. Ronaldo Pontes, um dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo, com quem teve a oportunidade de atuar nos mais diversos tipos de cirurgias e adquirir as técnicas que hoje aplica, com habilidade e dedicação, nos seus próprios pacientes. Após a experiência obtida com o Dr. Pontes no Brasil, o Dr. Luciano Loss foi até a University of Texas – Southwestern Medical Center, em Dallas, Estados Unidos, onde, sob a  orientação  dos  cirurgiões … [Leia mais…]

Agende Sua Consulta

Nome

Email

Telefone

Mensagem

CONSULTÓRIO 1 – LEBLON

Av. Afrânio de Melo Franco, 141, sala 502
Melo Franco Medical Center – Leblon- RJ
(Em frente ao Shopping Leblon)
Telefone: (21) 2705-2368

 

CONSULTÓRIO 2 – ICARAÍ

Rua Coronel Moreira César, 229, sala 1510 Shopping Icaraí – Niterói – RJ
Telefone: (21) 2705-2368

Sociedades Médicas

Clique nos links das Sociedades para visualizar o perfil do Dr. Luciano Loss

          
             

                 
X

Pin It on Pinterest

X